domingo, 3 de fevereiro de 2019

Bem-vindos!

Olá,

Esse é um blog, um caderno público e virtual, onde pretendo registrar as atividades realizadas no ambulatório de acupuntura do Centro Cultural Social Vila Dalva.

Nesse post vou contar brevemente como começamos o ambulatório no final do ano passado e o que pretendo com esses registos online nesse endereço de internet :)

*

Meu nome é Adriana Hiromoto, eu sou acupunturista e moro em Osasco, São Paulo. Eu atendendo pessoas em meu consultório, de segunda a quinta no Butantã, e as sextas em Pinheiros.

Há uns 3 anos eu comecei a namorar a ideia de projeto de ambulatório. Queria que fosse na periferia, que não fosse cobrado, que nosso trabalho fosse comunitário, queria experimentar, dar um passo, nem que pequeno, na direção da criação de novos formatos de atendimento, que não fossem comerciais, nem assistencialistas. Eu queria, e ainda quero, do fundo do meu coração, que a acupuntura seja um recurso acessível para todos. Que o grau de escolaridade, o tanto de dinheiro que cada um possui, ou que a região onde cada um mora, não fosse um impeditivo para as pessoas terem acesso a esse tipo de cuidado.

Um dia, um amigo, Vinicuis Todorov, me contou sobre o CCS, um Centro Cultural que foi concebido a partir de um pedido da comunidade local da Vila Dalva para um coletivo anarco-punk, eles queriam que o grupo ocupasse uma creche abandonada no bairro, para trazer mais segurança e cultura para região.

(Essa é a página do Facebook do CCS )

Fui visitar o CCS com Vini, e propus a ideia de um ambulatório para o Jhonny (uma das pessoas que estavam tocando o CCS). Essa visita acabou sendo apenas uma conversa na época, mas depois de dois anos marcamos de nos encontrar novamente e desse encontro já saímos com a data do primeiro ambulatório agendada!

E hoje, conforme os atendimentos vão acontecendo, ano passado as sextas, esse ano, as terças, vamos amadurecendo as ideias, os propósitos, o formato, vamos pensando em como atender melhor a comunidade local, como divulgar, como captar recurso, ao mesmo tempo que fazemos os ambulatórios acontecerem.

*

E aqui, nesse blog, a ideia é compartilhar nossos acertos e erros, tornar visível uma parte do trabalho que geralmente é invisível – como os corres que fazemos para o trabalho acontecer e como sustentamos o projeto financeiramente.

A ideia é pensar em voz alta, registrar as ideias, os perrengues e a evolução do projeto. Quero muito ter tempo para expor o que vamos conquistando em termos de saúde ou melhora dos sintomas (contar sobre as queixas dos pacientes e que pontos que agulhamos que mais funcionou).

Quero aqui, também, companhia, que seja pra pensar junto, dar sugestões... companhia que não seja só pra ver a gente de longe, que seja companhia que se aproxime fisicamente, virtualmente, que seja companhia de gente que bota a mão na massa junto, que seja de gente que frequente o ambulatório como paciente!

*

Enfim, é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que projeto é esse?

Bem-vindos!

Olá, Esse é um blog, um caderno público e virtual, onde pretendo registrar as atividades realizadas no ambulatório de acupuntura do Centro...